serviços.png
IMG_20210205_175303_092.jpg

O QUE É?

Musicoterapia é a utilização da música e ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

MUSICOTERAPIA

primeiro registo sobre o uso terapêutico da música, até hoje encontrado, está contido nos Papiros de Lahun[. Também nos Livros de Samuel.  Davi tocou harpa para livrar o rei Saul de um mau espírito.

Outros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregos pré-socráticosApolo era o deus grego da música e da medicina. Acreditava-se que Esculápio curava doenças da mente através de música e canções. Platão dizia que a música afetava as emoções e poderia influenciar o caráter de um indivíduo. Aristóteles ensinava que a música afetava a alma, e descrevia a música como uma força capaz de purificar as emoções. Por volta de 400 a.C., Hipócrates tocava música para doentes mentais.

No Império Romano, a teoria de Boécio sobre tratamentos com música criou uma tradição ao longo da idade média na Europa. Aulo Cornélio Celso advogava ao som de címbalos e água corrente para o tratamento de desordens mentais.

QUAL O OBJETIVO?

A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento. (Federação Mundial de Musicoterapia Inc. 1996)

O QUE FAZ?

O musicoterapeuta realiza tratamento musicoterapêutico, um processo terapeutico, para a promoção da saúde de pacientes e clientes, fazendo e utilizando música, estabelecendo vínculo sonoro-musical, interagindo, intervindo e realizando uma leitura musicoterapêutica. Considera o ser humano como um ser bio-psico-socio-espiritual.