serviços.png
Criança Na Fonoaudiologia

FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiologia é a ciência da área da Saúde que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e outros sistemas.

Áreas onde o fonoaudiólogo atua

Audiologia: elabora e acompanha programa de prevenção e promoção da saúde auditiva, realiza avaliações audiológicas, adaptação de próteses auditivas e reabilitação auditiva.

 

Linguagem: avalia, previne, diagnostica e trata distúrbios como – atraso de linguagem, trocas de sons na fala e de letras na escrita, gagueira e distúrbios de aprendizagem. Auxilia pessoas com dificuldade de comunicação.

 

Motricidade Orofacial: avalia, previne, diagnostica e trata problemas relacionados à sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala. Trabalha também com o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

 

Voz: adequa padrões de postura, articulação, entonação, respiração e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades – professores, atores, locutores, apresentadores de TV, jornalistas, cantores, atendentes de telemarketing, advogados, políticos entre outros. Avalia, previne e trata problemas vocais.

 

Saúde Coletiva: constrói estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia / Directsaude.com.br