top of page

AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

A avaliação fonoaudiológica é muito indicada no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao desenvolvimento da fala, audição e aprendizagem das crianças.

É realizado um procedimento chamado de anamnese, que se refere a uma conversa com os responsáveis para compreender o que os levaram até o consultório. Nessa fase, é interessante que os pais apresentem vídeos, áudios, desenhos e textos do pequeno, assim como anotações para que não se esqueçam de fatos importantes, boletins, relatório de desempenho escolar e exames.

Após essa conversa, será realizada a avaliação clínica, a partir de ferramentas técnicas, especificamente ligadas à fonoaudiologia e à comunicação humana. Serão analisados:

  • As estruturas orais, como lábios, língua, bochecha e arcada dentária;

  • Funções como respiração, sucção, mastigação e deglutição;

  • Fala, audição, interpretação e, dependendo da idade, escrita, leitura, interpretação de texto e desenvolvimento da aprendizagem;

  • Também serão abordadas questões mais abrangentes relativas ao ser humano, suas relações e sentimentos sobre o meio que o cerca.

A partir de tudo o que foi analisado, é realizada uma devolutiva para os pais a respeito da avaliação e também sobre o tratamento.

O Fonoaudiólogo atua em várias situações como dificuldade de leitura, escrita e aprendizagem, dificuldades relacionadas a audição e atrasos de fala e linguagem, como também em disfunções e transtornos a exemplo da gagueira, autismo, diversos tipos de síndromes, malformações craniofaciais, paralisia cerebral, dentre outros.

A terapia fonoaudiológica tem como objetivo principal facilitar ou aprimorar a comunicação dos pequenos. O tratamento fonoaudiológico pode trazer inúmeros benefícios, não apenas durante a infância, mas que irão repercutir por toda a vida do paciente.

bottom of page